Niterói: Travessa Ari Pinto Lima 45 – Fonseca | São Gonçalo: Rua Salvatori 489 – Centro.
(21) 96458-3177
residencialcuidebem@yahoo.com.br

4 Dicas para melhorar a Autoestima dos Idosos

Cuide Bem para Idosos

4 Dicas para melhorar a Autoestima dos Idosos

Autoestima dos Idosos

A autoestima é uma das nossas maiores conquistas durante a vida. Sem ela, nós evidenciamos os nossos defeitos e questionamos nossa personalidade a todo momento. Envelhecer assim pode tornar a jornada ainda mais difícil, além de trazer à tona problemas de depressão, frustrações e outros. O amor próprio e a autoestima são fundamentais para manter a saúde e o bem-estar do idoso.

Separamos algumas dicas de como motivar a autoestima nos idosos, de maneira que ele se sinta valorizado, útil, e acima de tudo, amado.

1- Inclua o idoso nas decisões

Imagine tomar as próprias decisões durante a vida toda e, em um determinado momento, não pode escolher nem o alimento que vai comer? Pois é, muitos idosos passam por isso. Sem perceber a família começa a tomar todas decisões pela pessoa sem saber o que de fato ela quer e isso pode trazer um sentimento de impotência. Portanto, inclua o idoso em todas as decisões e faça com que ele se sinta parte do processo.

2- Ajude o idoso a cuidar da aparência

Engana-se quem pensa que a vaidade deve ser uma preocupação apenas para os jovens. Na realidade, gostar da sua aparência é uma das principais maneiras de elevar a autoestima em qualquer fase da vida. Então, estimule os cuidados básicos de higiene e aparência. Por mais que cada um tenha sua personalidade, nunca é demais usar um perfume, um batom ou uma roupa nova. Essas pequenas coisas podem ajudar o idoso a ter vontade de se cuidar, e sentir-se valorizado. Não se esqueça também de elogiá-lo sempre. Isso é importante.

3- Delegue responsabilidades

Mesmo que cada idoso tenha suas limitações e preferências, procure encontrar uma tarefa que ele seja capaz de desempenhar e que possa se sentir útil por isso. Seja comprar o pão todas as tardes ou fazer a sobremesa do almoço de domingo, encontre algo que valorize as suas capacidades.

4- Evite o isolamento

Quando vem a aposentadoria, a rotina muda e muitas vezes o dia que era cheio de compromisso fica vazio. O tempo de sobra pode fazer com que o idoso se sinta sozinho e isso gera uma tendência ao isolamento do convívio social. A situação pode levar a um quadro de depressão, doença comum na terceira idade. Para reverter isso, procure entender as vontades do idoso e estabeleça algumas metas que podem ser cumpridas, por exemplo: se inscrever em algum curso, aprender a tocar algum instrumento ou fazer artesanato. Além de exercitar a mente, estas serão grandes oportunidades para conhecer novas pessoas, ouvir histórias, compartilhar conhecimento e fazer novos amigos. É claro que neste momento de pandemia do novo coronavírus o recomendado é que se respeite o isolamento social, mas dá para interagir com os idosos pelas plataformas digitais e fazer com que mesmo de longe ele tenha atividades prazerosos no dia a dia.

Fonte: Instituto Viva Bem: https://institutovivabem.com.br/confira-4-dicas-infaliveis-para-melhorar-a-autoestima-do-idoso/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Converse no WhastApp!