Niterói: Travessa Ari Pinto Lima 45 – Fonseca | São Gonçalo: Rua Salvatori 489 – Centro.
(21) 96458-3177
residencialcuidebem@yahoo.com.br

Como fortalecer os ossos e combater a osteoporose na terceira idade

Cuide Bem para Idosos

Como fortalecer os ossos e combater a osteoporose na terceira idade

Img-Dest-Blog-Osteoporose

1 – Mexa o corpo

Com os exercícios físicos, músculos e ossos se tornam mais fortes. Caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança são os melhores para a prevenção da osteoporose.
Mas antes de iniciar qualquer atividade, faça uma avaliação com o médico para saber qual a modalidade e a intensidade mais recomendadas
.

2 – Cálcio na medida certa

O mineral é indispensável para a manutenção da massa óssea. Adultos devem ingerir 1.000 miligramas do nutriente e o ideal é que ele esteja presente na dieta de qualquer fase da vida. Nutricionistas recomendam o consumo de quatro porções de laticínios diariamente, os alimentos mais ricos em cálcio. O restante é complementado com verduras verde-escuras, peixes, soja e derivados.

3 – Mantenha o equilíbrio

Ter o corpo firme na hora de caminhar é fundamental para evitar quedas. Para isso, é ideal fazer exercícios que promovam a consciência corporal, como ioga e pilates, e que fortaleçam a musculatura, como exercícios com peso.

4 – Alimentos para fortalecer os ossos

Em vez de esperar chegar à terceira idade para começar a ingerir cálcio e fortalecer os ossos, todos deveriam incluir o nutriente diariamente nas refeições, garantindo uma massa óssea adequada ao envelhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Converse no WhastApp!