Niterói: Travessa Ari Pinto Lima 45 – Fonseca | São Gonçalo: Rua Salvatori 489 – Centro.
(21) 96458-3177
residencialcuidebem@yahoo.com.br

Como cuidar da saúde mental dos idosos em isolamento

Cuide Bem para Idosos

Como cuidar da saúde mental dos idosos em isolamento

Saude Mental - Isolamento Social

🧠 Isolamento pode trazer solidão e provocar ansiedade. Precisamos cuidar e amenizar os efeitos da quarentena na saúde mental dos idosos.

🟣 Pergunte e converse sobre suas histórias antigas e reveja junto delas fotos de momentos importantes, que tragam boas recordações. Isso ajuda a dar sentido positivo às suas experiências e reforça sua importância na vida de familiares e amigos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🟣 Procure jogos de mesa, como damas ou dominó, por exemplo, para jogar junto com a família. Os jogos podem ser uma forma de distração para os mais velhos e ajudam a “matar o tempo” e não focar apenas nas notícias sobre o coronavírus.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🟣 Combine de assistir a filmes ou programas que gostam juntos. A atividade ajuda a relaxar e, caso vocês estejam longe, a dica é combinar de ver o mesmo filme simultaneamente, cada um em sua casa, e comentar sobre ele depois.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🟣 Para quem está longe, essa também é a hora de usar a tecnologia a seu favor. Troque mensagens com seus entes idosos e faça ligações e chamadas de vídeos sempre que possível.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🟣 Reforce sempre que o isolamento é necessário, mas que essa fase é passageira e eles poderão sair e encontrar amigos e familiares novamente. Essa mensagem é importante para que os idosos se sintam mais seguros e acolhidos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🟣 Incentive-os a cuidar do corpo e fazer atividades que gostam, como dançar, cozinhar, ler, ouvir música, cultivar plantas ou tocar um instrumento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🟣 Se na casa houver um quintal ou uma varanda, é interessante que o idoso tire alguns minutos do dia para tomar sol, aproveitar para absorver vitamina D e tentar relaxar. Os horários mais indicados para tomar sol são antes das 10h e após as 16h.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🟣 Criar uma rotina, com horários definidos para cada tarefa, ajuda a regular nosso relógio biológico e aumenta nosso o bem-estar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🟣 Tome cuidado para não infantilizar o idoso, porque isso pode afetar sua autoestima. Apesar de estarem mais vulneráveis, pessoas mais velhas não devem ser tratadas como crianças. Deixe que elas expressem seus desejos e opiniões e mantenham a autonomia, definindo os horários para realizar as tarefas do dia a dia. Ofereça ajuda quando for necessário. A rotina deve ser confortável para eles.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência: https://drauziovarella.uol.com.br/coronavirus/quarentena-como-cuidar-da-saude-mental-dos-idosos-em-isolamento/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Converse no WhastApp!